Cultura

21 de abril: Dia de Tiradentes

21 de abril — Dia de Tiradentes

O Dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, é um feriado nacional que foi estabelecido em homenagem a Tiradentes, ícone da Inconfidência Mineira que foi executado em 1792.

“O Dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, consta no calendário brasileiro como uma homenagem a Tiradentes, personagem de nossa história que ficou conhecido por ter sido enforcado pela sua participação na conspiração que foi planejada contra a Coroa portuguesa, a Inconfidência Mineira.

Esse dia foi estabelecido como feriado nacional por meio de um decreto emitido em 1890 e reafirmado como feriado nacional por meio de uma lei de 2002. O feriado a Tiradentes foi parte da iniciativa dos defensores da república, na década de 1890, de estabelecer Tiradentes como um herói nacional e grande defensor da república.”

“Resumo sobre o Dia de Tiradentes
O dia de Tiradentes é celebrado em 21 de abril.

Esse dia foi estabelecido como uma homenagem a Tiradentes, figura que participou ativamente da Inconfidência Mineira, no século XVIII.

Sua figura foi transformada pelos defensores da república logo após a proclamação, em 1889.

O dia de sua morte foi transformado em feriado por meio de um decreto de 1890. Atualmente, uma lei de 2002 reconhece o dia como feriado nacional.

Uma das representações mais conhecidas da morte de Tiradentes é o quadro Tiradentes esquartejado, de Pedro Américo.

O que é celebrado no Dia de Tiradentes?
O dia 21 de abril é um feriado nacional que homenageia Tiradentes, um militar que fez parte da liderança do movimento da Inconfidência Mineira, que ocorreu no Brasil na época colonial. Tiradentes passou a ser visto como uma figura heroica logo após a Proclamação da República, pois foi considerado um mártir dessa causa. Ele foi morto em 21 de abril de 1792, e o dia de sua morte foi decretado como feriado a partir de 1890. Tiradentes é reconhecido como um herói nacional.

Quem foi Tiradentes?
“Tiradentes” era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um alferes (cargo militar da época colonial) que também exerceu a profissão de dentista. Tiradentes participou ativamente da Inconfidência Mineira e foi um dos principais articuladores desse movimento, que ocorreu entre os anos de 1788 e 1789 e que, entre outros dessa época, contestava o poder que a Coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia.

Os inconfidentes de Minas Gerais, com exceção de poucos, geralmente integravam a elite cultural e social daquela região (como era o caso do poeta Tomás Antônio Gonzaga), ocupavam postos militares ou exerciam profissões liberais, como no caso de Tiradentes. O que dava unidade ao grupo eram ideias como a de liberdade e igualdade (embora de uma maneira bastante limitada), além do anseio pela emancipação e independência com relação à Coroa portuguesa.

O estopim dos planos de insurgência contra o governo local em Minas ocorreu após a cobrança compulsória de impostos sobre a produção aurífera e sobre os rendimentos da população. Apesar de terem uma organização bem elaborada, os inconfidentes acabaram sendo delatados por Joaquim Silvério dos Reis, que devia tributos à Coroa.

Todos os inconfidentes foram presos. Tiradentes foi apanhado no Rio de Janeiro. O processo estabelecido contra eles e os subsequentes julgamentos e sentenças só terminaram em 1792, no dia 18 de abril. Os principais líderes foram expulsos do país, exceto Tiradentes. Para saber mais sobre a biografia de Tiradentes, clique aqui.”

Veja mais sobre “21 de abril — Dia de Tiradentes” em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/tiradentes.htm

https://www.facebook.com/watch/?v=534957890857183&rdid=v0hWFqdhExvP75xy

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios